.

Recursos Tecnológicos na Educação Infantil.

Os recursos tecnológicos são importantes aliados na educação de qualidade, pois proporcionam ao aluno da educação infantil, assim como em outros níveis de ensino, um aprendizado mais solto e alegre, tornando agradável seu período da escola.

Muitos são os recursos tecnológicos que podem ser utilizados em uma sala de aula, como computadores, notebooks, lousas interativas, apresentações multímidia, mesas educacionais de alfabetização interativas, dentre outros.

Um fato a ser ressaltado é a capacitação para usar os recursos tecnológicos aliados à educação, pois de nada adianta haver tecnologia sem profissionais qualificados para usá-la, cabendo aos órgãos governamentais e privados oferecerem os meios necessários, como capacitações e cursos, para que os professores aprendam a usar as novas tecnologias em benefício do aluno.

O profissional da educação é criativo e inteligente e já utiliza os recursos tecnológicos disponíveis em sua escola a muito tempo. Quando se fala em recursos tecnológicos para a educação infantil, ou outros níveis de ensino, deve ser levado em consideração o contexto de cada época, sendo que constantemente melhorias são inseridas na vida das pessoas, com a invenção de novos aparatos tecnológicos, sendo então introduzidos no ambiente escolar.

Cada época teve seu avanço tecnológico, o stencil e o mimeógrafo fizeram muito sucesso no passado, sendo que ainda hoje estão em uso em muitas escolas, mas não por muito tempo, pois em função da baixa demanda é dificil encontrar folhas de stencil para serem compradas.
Certamente você lembra dos primeiros computadores e as impressoras matriciais, que apesar de barulhentas eram muito úteis, e agora os sofisticados equipamentos de informática com impressoras de alta qualidade para imprimir atividades, provas e exercícios a um custo acessível.
Outro aparato tecnológico de grande importância, foi a invenção das máquinas de fotocópias, habitualmente chamadas de "xerox", que ainda reinarão por muito tempo, devido à facilidade de uso e queda no valor unitário por cópia.

Lembre que muitos podem ser os recursos tecnológicos disponíveis para serem usados na educação infantil, porém nada substituirá um professor valorizado, criativo e feliz executando um bom trabalho com seus alunos.

Publicidade: