.
Publicidade:

Qual é a Melhor Forma de Alfabetizar Uma Criança?

Esta é uma pergunta bastante complexa para a qual não existe uma única resposta, pois trata-se de um processo gradativo e muitas vezes lento, já que cada criança responde de uma forma diferente aos estímulos a ela apresentados.

Professores, educadores e pedagogos tem debatido este assunto a muito tempo, e novos paradigmas surgem a cada dia, trazendo à tona os aspectos relacionados à difícil arte de ensinar.

O lúdico na alfabetização é uma técnica pedagógica muito utilizada, mesmo por aqueles que nem sabem o que isto significa, isto é facilmente observado em uma mãe, que ao perceber que seu filho está ficando independente no caminhar ou falar, começa a estimular seus sentidos, dando-lhe papel, lápis, desenhos, livros de colorir, jogos com letras e palavras, dentre outros. Além disto, diferentemente do que ocorria no passado, hoje existem bons programas infantis exibidos na televisão, que de forma sútil, fazem a criança em idade de alfabetização aprender algo novo a cada dia.

Dependendo do nível de estímulo recebido em casa, quando a criança chega à escola, onde o conhecimento formal é imposto, a criança desenvolve-se e aprende muito mais rapidamente do que outra, devendo este tempo ser respeitado pelo educador, pois cada indivíduo é único e inigualável.

Publicidade: