.

Manutenção Preventiva em Computadores.

Dica para melhorar o desempenho do seu micro.

Você gosta de ler historinhas, daquelas que nos fazem refletir sobre o que acontece conosco e como devemos proceder em determinadas situações?

Pois bem, abaixo segue um conto, mais precisamente o "conto do vigário", leia com atenção:

Meu nome é José, eu era conhecido como Zé, depois que contei esta história aos meus amigos passei a ser chamado de Zé Mané, eu tenho um Micro Petium II, 300Mhz, 256Mb de ram, antiguinho mas bom para navegar na internet.

O mesmo começou a apresentar um problema estranho, quando estava sendo usado o micro congelava, ou seja, a tela ficava parada sem nenhum movimento, de nada adiantava mexer no mouse, teclado, a única solução era resetá-lo.

Mesmo assim era necessário esperar uns cinco minutos para que ele voltasse a funcionar, dando a impressão que ele tinha que esfriar.

Levei o equipamento a uma "lujinha" próxima de minha casa, lá chegando o "técnico" perguntou o que estava acontecendo, falei a ele tudo o que escrevi acima, pois bem, ele disse que iria fazer um levantamento do problema e eu deveria voltar no final da tarde, quando cheguei à "lujinha" me foi dito que o equipamento possuia mais de um pente de memória, mais presisamente 2 pentes, isso eu já sabia, e que os pentes eram diferentes e estava ocorrendo um conflito entre eles, o "técnico" falou que eu deveria tirar os 2 pentes e comprar um pente de memória que ele possuia e era compativel com meu micro, fiz isso e voltei para casa pensando: ótimo, problema resolvido.

Uma ova, passou um dia e lá estava o problema de novo.

Não voltei na loja, pois percebi que o "técnico" não era um técnico qualificado, afinal não havia sido enganado, pois o que fiz foi comprar um pente de memória que poderia ser usado em outro equipamento.

Ainda insatisfeito com a situação resolvi abrir o micro, o abri e fui tirando peça por peça e limpando-as, tirava, limpava e recolocava no mesmo lugar para não correr o risco de não saber onde encaixar novamente.

Fiz isso com todas as placas, pentes, etc., etc.

Chegou a vez do processador, tive dificuldade de desmontá-lo, o tirei e fui desparafusando o que podia ser solto, tirei o cooler e uma proteção que fica sobre o processador, quase cai de costas, o processador estava totalmente coberto com uma fina poeira, parecendo cinza de cigarro, neste momento descobri o que estava acontecendo, a ventilação do processador estava sendo obstruido pela sujeira e o dito cujo esquentava e travava.

O limpei muito bem e remontei tudo, coloquei o pente de memória que o "técnico" me vendeu mais os dois pentes que eu já tinha e tudo está agora 100%, sem nenhum travamento ou coisas do genero.

Um problema tão simples que na minha opinião qualquer técnico deveria solucionar sem pensar muito.

Espero que este depoimento sirva de alerta a você leigo em informática.

Fotos do Antes e Depois:

Imagem do processador antes da limpeza:

Imagem do processador depois da limpeza:

Lembre: Sujeira não faz bem para ninguém, nem para seu micro.

Publicidade: