.

Origem de Diversos Nomes de Países e Continentes do Mundo/Geografia do Planeta Terra.

Por que o nosso continente se chama América?
Numa obra intitulada Cosmographie Introduction e publicada em 1507, Martin Waldssemüller incluiu um mapa representando um pequeno trecho do nordeste da América do Sul, sob a denominação de terra Americi, porque supunha tivesse sido américo Vespúcio seu descobridor. Mas, no primeiro atlas conhecido - o Theatrum orbis terrarum, organizado por Abraão Ortelius (1570), o nome America passou a abranger também o restante do continente, generalizando-se seu uso. A pronúncia exata deveria ser Ameríca, tal como o próprio nome do suposto descobridor.

Os nomes dos países da América Central.
Sem falar nos de significado evidente (Salvador, costa Rica, República Dominicana, Porto Rico), eis a provável significação dos nomes dos países restantes:
Guatemala: lugar dos montões de lenha.(Quauhtematlan)
Honduras: funduras, profundidades. (em espanhol)
Nicarágua: água de Nicarau, relembrando um cacique índigena.
Panamá: muito peixe.
Cuba: lugar grande.
Haiti: terra áspera,montanhosa.
Jamaica: ilha das fontes.

Os nomes dos países da América do Norte.
O nome do México é uma corrutela de Mexitli, o deus da guerra dos astecas, também chamado Uitizilopotxtli. Canadá corresponderia a uma palavra indígena: "kanata", a aldeia. Groenlândia significa, em dinamarquês, a Terra Verde, nome que não corresponde à verdade, mas que serviria para atrair colonos. Bermudas relembra seu descobridor: Juan Bermudes. Quanto aos Estados Unidos da américa, já se disse, com razão, que o mais importante país americano, uma da potências mundiais, não tem propriamente um nome: outros Estados Unidos existem no continente ou existiram até bem pouco tempo (Venezuela, Brasil).

Europa, nome de mulher.
Não se sabe, com exatidão, qual a origem do nome dessa importante porção do Velho Mundo. segundo muitos, lembraria o nome de uma princesa, filha de Agenor, rei da Fenícia, que teria sido levada para oeste por um touro branco, encarnação de Zeus. O fato é que vem sendo usado desde muitos séculos antes de Cristo.

Os nomes dos países da Europa de Noroeste.
O nome da Grã-Bretanha lembra a passagem dos romanos pela ilha e a designação que lhe deram - Britannia. Inglaterra deriva de Angla Terra, Terra dos anglos. Escócia pode derivar do grego skotós, "escuridão", ou do gaélico sceot, "escudo". Gales vem de Walas, "estrangeiros". Eire deriva do céltico Erin, "ocidental", pois a Irlanda fica a oeste da Grã-Bretanha. Irlanda significa Terra Ocidental. O nome da França lembra o de um povo germânico - os franks ou francos. Bélgica é a Terra dos belgas, povo celta. Países Baixos é a tradução de Nderland, "terra baixa". Luxemburgo, primitivamente Lützelburg, significa "pequeno castelo".

Nomes de países da Europa Setentrional e Central.
Noruega significa "caminho do Norte"; Suécia, "Reino dos Suevos"; Finlândia, "Terra dos Fineses"; Dinamarca, "Província ou Marca dos Danos"; Islândia, "Terra do Gelo; Alemanha, "Terra dos Alamanos"; Polônia, "Planície"; Áustria, "Terra do Sul"; Hungria, "Terra dos Ugros"; Romênia, "Terra dos Romanos"; Suíça lembra o cantão de Schwytz e Helvetia, os Helvéticos, que ali habitavam.

Nomes de países da Europa Meridional.
Portugal lembra o nome Portu Cales, o porto de Cales, embrião do país. Espanha a "Terra dos Coelhos". Itália, a "Terra dos Ítalos". Vaticano é o nome da colina onde se ergue o Palácio do Papa. Iugoslávia significa Eslávia do Sul. Albânia, o "País das Terras Altas". Bulgária, a "Terra dos Búlgaros". Crécia, a "Terra dos Gregos".

Nomes de países da antiga União Soviética.
Rússia significa "Terra dos Russos ou Remadores". Ucrânia ou Ucraína, "País da Fronteira". Estônia, "País de Leste". Lituânia, "Terra Chuvosa". Armênia lembra o nome de um chefe guerreiro - Armenak. Geórgia recorda São Jorge, o padroeiro. Azerbaijão significa "Terra do Fogo". Kazaquistão, "Terra dos Kazaks ou cossacos". Kirquizistão, "Terra dos Kirquizes. Usbequistão, "Terra dos Usbecos". Tadjiquistão.

Ásia, também nome de mulher.
A exemplo da Europa, o nome da Ásia parece lembrar uma figura feminina pela mitologia grega: Ásia, esposa de Prometeu, filha de Oceano e de Tétis. O fato é que desde a antiguidade, esse nome vem servindo para designar as terras situadas a leste da Europa.

O nome da África.
Não se sabe, ao certo, a origem do nome desse continente, que os gregos chamavam a princípio de Libya e, depois, de Aphriké, de onde deriva a forma atual. Seria uma corrutela de awrigas, palavra berbere; de afryquah, palavra fenícia que significa "colônia"; ou de apricus, "exposto ao Sol".

Publicidade: